ACIX se reúne com lideranças para repassar solicitações recebidas de Sindicatos

Na tarde desta quarta-feira (24), na sala de reuniões da ACIX, a presidente Irene Sá Affolter reuniu-se com o Vice-Prefeito Adenilson Biasus, Dr. Fernando Dal Zot, Major BM Marco Antonio Edit, Tenente Daniel Massarotte e o Capitão PM Neivo Risson, para levar ao conhecimento do poder público as solicitações recebidas do Sindicato Patronal dos Hotéis, Bares e Restaurantes, SINCOVAR e SIVAGAI, referente a ampliação da capacidade de atendimentos destes locais e a atual situação em que se encontram devido a pandemia.

Dr. Fernando Dal Zot reforçou a informação de que neste momento está vigente em Santa Catarina o Decreto 1.218/2021, que permitem a ocupação de até 25% da capacidade nos estabelecimentos. “Estes decretos estão vigentes até dia 05 de abril, sendo assim a Prefeitura Municipal não pode emitir um novo decreto aumentando a capacidade de ocupação. Posteriormente a isso vamos verificar se haverá um novo decreto e qual as normas que serão estabelecidas”.

Conforme mencionado pelo Major Edit, os locais com maior concentração de pessoas são àqueles mais suscetíveis à transmissão do COVID-19, por este motivo precisamos ter um cuidado redobrado, evitando a aglomeração de pessoas. Destacou ainda que “as liberações dos espaços seguem de acordo com o que é liberado nos decretos e que semanalmente são revistos e validados pelo comitê responsável do CBMSC”.

O Cenário de saúde pública é muito diferente do que visto no ano passado, com aumento muito rápido do número e infectados. “E neste momento se faz necessário escolhas, enquanto não tivermos a vacina, toda vez que não houver colaboração da população e restrições mais duras teremos mais pessoas doentes”, mencionou o capitão PM Risson.
Por fim o vice-prefeito Biasus agradeceu a presidente Irene pelo envolvimento que ACIX tem junto a Prefeitura Municipal e pela oportunidade de poder estarem juntos nas ações que buscam o desenvolvimento de Xanxerê.