RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES
Central de atendimento: 49 3433 0420
acix@acix.com.br
Notícias

Notícias

17 de Abril de 2013

Parceria entre Acix e Prefeitura traz para Xanxerê apresentação do Balé Bolshoi

Confirmada a vinda do Balé Bolshoi a Xanxerê na comemoração de aniversário da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix)

​Faltam alguns meses, mas está confirmada a vinda do Balé Bolshoi a Xanxerê na comemoração de aniversário da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix). Através da Lei de Incentivo a Cultura, da Prefeitura de Xanxerê, essa parceria foi firmada com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e, para o dia 30 de agosto, em apresentação única e pela primeira vez em Xanxerê, os famosos da dança se apresentam na cidade.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, situada em Joinville, é a única escola fora da Rússia. O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. Além disso, é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO.

O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776, quatro anos depois ganhou sua primeira sede, e em 1825 seu prédio atual.

Para o presidente da Acix, Vilson Piccoli, é uma grande satisfação trazer para Xanxerê algo tão grandioso como o Balé Bolshoi e principalmente para comemorar o aniversário da associação. Vilson salienta que faltam ainda algumas tratativas com o grupo, em especificamente a questão de um lugar adequado para a apresentação.

- A diretoria atual está propondo em trazer algo diferente, altura do empresariado e da comunidade xanxerense. Começamos a conversa com diversos grupos teatrais para ver o que podíamos fazer. Por enquanto abrimos a negociação com o Balé Bolshoi e estamos vendo toda parte logística de espaço, porque eles precisam de um ambiente que seja adequado as funções. O grupo é grande, em torno de 40 pessoas, o custo é elevado, mas enfim, está à altura daquilo que a comunidade xanxerense poderia estar assistindo em uma noite como essa de confraternização – salienta.

O projeto para a vinda do Balé Bolshoi foi aprovado na última reunião realizada pela Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Culturais (Comap).

Para o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini (Miri), essa parceria firmada entre Prefeitura e Acix vai proporcionar a comunidade algo único e especial, pois pela primeira vez o Balé Bolshoi se apresenta no Oeste.

- Através da Lei de Incentivo a Cultura estamos viabilizando um montante de recurso para que a gente possa viabilizar a vinda do Balé Bolshoi para o município. É uma situação inédita, é a primeira vez que o Balé Bolshoi vem para o Oeste de Santa Catarina. Isso desperta uma grande curiosidade em toda a nossa população. É um evento inédito e que a gente espera que a nossa população compareça, prestigie, já que talvez seja uma oportunidade única que vamos ter em Xanxerê, de poder apreciar, aplaudir e admirar esse grande balé que é destaque não só em Santa Catarina mas no mundo todo – comenta o prefeito.

A Escola do Teatro Bolshoi em Joinville foi inaugurada em março de 2000 e, desde então, realiza um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades.

Voltar