Palestra apresenta case e propostas para alavancar a inovação municipal

A noite de quinta-feira (21), foi voltada a Inovação. Empresários, educadores e agentes públicos se reuniram no auditório da AEEX em Xanxerê, para a palestra, “Inovação Para o Desenvolvimento Regional”, promovida pela Unoesc e com apoio da ACIX e CDL.

Presidente da ACIX, Irene Sá Affolter, Presidente do CDL, Juliano Marció e o vice-reitor da Unoesc Xanxerê e também presidente da Funoesc, Genesio Téo participaram da abertura do evento.

Irene destacou a importância da união das entidades para o fortalecimento do ecossistema de inovação.

“É muito importante unir forças, para o avanço do ecossistema, juntando os conhecimentos da academia, empresariado e poder público, a tríplice hélice, fundamental para o desenvolvimento regional. Temos ainda o trabalho com o Projeto Teia, que está envolvendo o município e trazendo soluções na área da tecnologia e inovação”, comenta.

Apresentando um panorama geral da inovação, a coordenador da AGIR do Campus da Unoesc Joaçaba, Jessica Mota, destacou que a inovação é o pensar diferente, encontrar soluções para problemas comuns, e desmistificou a visão de que para inovar são necessários altos investimentos, ideias revolucionárias e tecnológicas. Simples ações que resolvem algum problema, podem ser consideradas inovações.

Exemplificando, foi apresentado o case de Severino De Déa, empresário e secretário de educação do município de Joaçaba. Severino trabalhava em uma empresa têxtil e percebeu um grande desperdício de matéria prima, retalhos de tecido e buscou uma solução para isso. Desenvolveu um protótipo de equipamento para triturar os retalhos e transformá-los em estopas.

Com apoio da Unoesc Joaçaba, foi aprimorando o protótipo até se tornar em uma máquina que hoje comercializa para micros e pequenas empresas têxtis brasileiras. Recentemente também iniciou o processo de exportação do equipamento para a Europa. Ao final, o empresário e secretário de desenvolvimento de Joaçaba, Michel Carlesso Ávila, trouxe um pouco da experiência pública do município, que foca na inovação e busca a mudança conceitual através da educação e da inserção da tecnologia e inovação.