Conheça Bruno Linhares Bortoluzzi, empresário e diretor agropecuário da ACIX

ACIX realiza série de entrevistas com diretores em homenagem ao Dia do Associativismo

Bruno Linhares Bortoluzzi, tem 56 anos e sua trajetória empresarial vem do histórico familiar. Quando seu pai, Attílio Bortoluzzi, em 1959 iniciou o trabalho de motorista de caminhão, transportando feijão. Em uma das viagens de volta de São Paulo, seu pai conheceu a Agroceres, e começou a trazer pequenas quantidades de um cruzamento de milho híbrido.

São mais de 60 anos como distribuidor da Agroceres e de fundação da empresa, inicialmente chamada de Atílio Bortoluzzi e em 1984 rebatizada de Sementes Bortoluzzi.

Além do empresariado, Bruno também atuou na área política. Cursou Direito na hoje chamada UNIVALI, em Itajaí. Após a formatura, retornou a Xanxerê e abriu seu primeiro escritório de advocacia.

EM 1990, repassou o escritório para seu primo e assumiu integralmente a Sementes Bortoluzzi. Envolvido com as entidades, em 2000 bruno foi eleito presidente do Clube dos Criadores de Bovinos, do Rotary Club e da ACIX.

“Quando eu comecei a participar da ACIX eu era bem jovem, não tinha nenhuma espécie de envolvimento político na cidade ainda. Foi minha primeira experiência dentro de uma entidade organizada, apolítica e empresarial, não sendo clube de serviço. Foi muito bacana. Agradeço muito essa oportunidade que tive. Tivemos a felicidade também de comemorar os trinta anos da ACIX na época em que eu fui presidente”.

Atuante na política, Bruno foi eleito vereador em 2004 e permaneceu até 2008, até que no ano seguinte, foi eleito prefeito de Xanxerê. Desde sua entrada na política, a empresa é dirigida pelos filhos Matheus e Vicente.

Em 2011 a família ampliou os negócios, construindo uma cerealista na Linha São Paulo, em que Bruno administra. Hoje a empresa possui seis filiais. Todo esforço e empreendedorismo foi reconhecido em 2018 com o prêmio Empresário do Ano, recebido por Bruno.

“Eu sempre dediquei este prêmio, do primeiro minuto até hoje, aos meus pais, à própria Associação Empresarial de Xanxerê, aos meus colaboradores, meus filhos, todos que estão envolvidos de alguma forma”, finaliza.