Executivos e consultores trocam informações em Reunião Regional do Empreender

Colaboradores de associações empresariais participaram de encontro, nesta quinta-feira (9), em Maravilha

Em torno de 30 consultores e executivos das associações empresariais do Oeste, Noroeste e Extremo Oeste trocaram experiências, nesta quinta-feira (9), durante Reunião Regional do Empreender (RRE), realizada no auditório da CDL/Associação Empresarial de Maravilha. O encontro foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por meio dos consultores regionais Olavo Prass, Osvaldo Mota e Lenir Pavan, além de contar com a presença do supervisor estadual do Programa Empreender, Clóvis Consoli.

A reunião oportunizou o repasse de informações sobre diversas práticas que estão sendo desenvolvidas pelas entidades, entre elas, a participação no programa Empreender Competitivo, as ações do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) e a aplicação dos questionários do MPE Brasil. Também em pauta, colaboradoras da Acic, de Chapecó, compartilharam um case sobre melhorias implantadas na área de gerenciamento de núcleos.

Da mesma forma, a secretária executiva da CDL/Associação Empresarial, Sandra Duarte Heinz, apresentou as ações executadas por meio do Programa Facisc de Excelência da Gestão, enfatizando os ganhos obtidos pela entidade a partir da organização e padronização de processos conforme o Modelo de Excelência da Gestão.

“Estamos participando pela segunda vez do programa e já conseguimos implantar muitos procedimentos. Para que tudo saia do papel, é importante que todos os colaboradores e também os diretores estejam engajados nesse processo de melhoria”, afirmou Sandra. Já a consultora de núcleos, Thayse Soares, falou acerca da utilização do Sistema Colaborativo, criado pela Facisc para sistematizar o gerenciamento dos núcleos do Programa Empreender.

Outro assunto tratado na RRE foi a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) Garanteoeste, uma nova solução para atender aos associados das três regionais. Quem explanou sobre o tema foi o presidente da SGC, Sergio Perondi, acompanhado pelos colaboradores da Garanteoeste e pelo vice-presidente, Jeovany Folle, atual presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha.

Ao final da reunião, os participantes levantaram demandas das entidades e agendaram novos encontros para os próximos meses.