Núcleo de Automecânicos visita Unidade do SENAI Xanxerê

​Os integrantes do Núcleo de Automecânica da Associação Empresarial de Xanxerê -ACIX, estiveram no dia 17.07 em visita ao SENAI, foram recebidos pelo diretor Sr. Vanderlei Antonio Duarte.

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física e os cursos oferecidos pelo SENAI, Unidade de Xanxerê, para o setor das Automecânicas, haja vista, a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada para atender a demanda nas oficinas e através destes cursos, aproveitar alunos ainda em fase de aprendizagem. Vanderlei comentou sobre o andamento de duas turmas, totalizando 49 alunos cursando Mecânica Básica de Automóveis. Curso este com 400 horas, onde o aluno aprende teoria, prática integrando a necessidade de atitude pessoal.

Gilberto Rocha, nucleado e também professor de uma das turmas comentou sobre a dificuldade do espaço e peças existentes para ministrar as aulas. Foi cogitada a ideia da utilização de peças, caixas de câmbio e motores sem utilidade que estão nas oficinas mecânicas, onde estas fariam a doação para o aproveitamento no curso.

Em relação ao espaço físico, será feita uma pesquisa para encontrar um local para a instalação provisória de pelo menos duas salas até que seja viabilizada a construção em parceria entre SENAI, ACIX, Prefeitura Municipal e patrocínios de empresas da cidade, seguindo o exemplo de Chapecó que tem seu Centro Automotivo. Este local abrigará salas de aula e laboratório para o desenvolvimento dos cursos tanto na área da mecânica como nos demais cursos oferecidos.

O Coordenador do Nucleo, Lenoir Sampaio, enfatiza que ao contratar um profissional que esteja frequentando o curso, pode já praticar no dia a dia de seu trabalho o aprendizado teórico e em curto espaço de tempo sua produtividade é destacada.