1º Encontro de Comércio Exterior de Xanxerê reúne empresários e entidades estaduais

Durante a manhã de terça-feira (03), empresários e entidades se reuniram no auditório da EXPOFEMI, para discutir internacionalização.

Evento iniciou com o tema oportunidades e seguranças para importar e exportar, apresentado por Estevão Schuh e Luis Muller. Na sequência, o Gerente de Internacionalização do Sebrae SC, Filipe Gallotti, apresentou ao público informações sobre o Programa de Internacionalização Go To Market do SEBRAE SC e FIESC.

Terceira palestrante, Mario Cordeiro de Carvalho Junior, da Fundação de Comércio Exterior de RJ (FUNCEX), de forma online, trouxe estatísticas da Indústria e Comércio de Xanxerê e região e a potencialidades de internacionalização de empresas. Finalizando a manhã, Daniel Ribeiro dos Santos, trouxe aos presentes as tendências do mercado internacional apresentadas em na Expo Dubai.

Foram apresentados planilhas e dados aos participantes, mostrando que há espaço para crescimento e expansão de ofertas de demanda internacional.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da ACIX, que hoje conta com15 empresas ativas e é coordenado por Jaqueline Martarello.

De acordo com Jaqueline, o evento busca qualificar e capacitar os empresários para que possam se inserir no comércio exterior.

Também participaram do encontro representantes do Banco do Brasil e os empresários xanxerenses, que apresentaram sua proposta de empresa que traz serviços de importação de produtos da china.