ACIX doa duas bicicletas a PM para integrar ao projeto Bike Patrulha

​Mais Bike Patrulha pelas ruas de Xanxerê. A implantação do projeto, que teve início há pouco mais de uma semana, agradou a comunidade e despertou na diretoria da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) a atitude de doar mais duas bicicletas. Inicialmente o projeto teve início com dois veículos e o comando estava no aguardo de mais recursos do Conselho de Trânsito para a aquisição de outros dois. Assim, o projeto é efetivamente implantado de forma integral.

Para o presidente da Acix, Vilson Piccoli, os associados e comerciantes em geral, logo que perceberam a presença dos policiais e das bicicletas pela região central da cidade, destacaram a importância. Foi então, a partir disso, que a entidade decidiu fazer a doação.

– Nossos associados comentaram e gostaram da iniciativa, a visibilidade dos policiais é importante, pois nos passa mais segurança. A bicicleta pode estar por toda parte central da cidade fazendo a segurança, não atrapalha o trânsito e, por ser uma boa iniciativa, decidimos contribuir com este projeto – destaca o presidente.

As duas bicicletas doada à Polícia Militar de Xanxerê para o Bike Patrulha foram montadas em uma fábrica de Xanxerê, seguindo padrões específicos.

Bike Patrulha agrada a comunidade

O comandante da PM de Xanxerê, capitão Barcarollo, se mostra satisfeito com a aceitação do projeto Bike Patrulha por parte da comunidade. A ideia, normalmente utilizada na região litorânea, fez com que a cidade se tornasse a primeira na região Oeste em aderir à forma de segurança.

– A comunidade aceitou a ideia e a ACIX acolheu a proposta e está nos doando as duas bicicletas. Essa forma de policiamento tem mais visibilidade e acredito que criou-se uma simpatia a partir do momento que as pessoas viam as bicicletas pelas ruas. Agradeço a ACIX e, agora, já temos um grupo formado, com quatro bicicletas – comenta o capitão.

No quartel, seis PMs se apresentaram como voluntários para iniciar o projeto. A partir de agora, o comando deve criar uma escala de revezamento, para que todos atuem no Bike Patrulha, em período de seis horas, conforme doutrina da PM.

– Agora efetivamos o Bike Patrulha, inclusive com treinamentos. Vai ser um trabalho contínuo, os policiais serão alternados em escala de seis horas, uma equipe pela manhã e outra à tarde, mas dependendo da situação em casos de evento e, até mesmo, com o fim de ano, quando o comércio ficará aberto até mais tarde, também será diferenciado o patrulhamento – salienta Barcarollo.

Iniciaram no projeto o Sargento Hélio e Soldado Valdecir. Agora, integram o grupo a Cabo Julia e a Soldado Adriana. Além deles, os PMs Maxwell e Alkimim são os outros voluntários do Bike Patrulha.

Fonte: Site Tudo Sobre Xanxerê.