ACIX e Sebrae trazem Cocreation Lab a Xanxerê

Projeto está com inscrições abertas para pré-incubação gratuita

Com o objetivo de estimular o ecossistema de inovação e fomentar projetos criativos que contribuam para o desenvolvimento da economia local, a pré-incubadora Cocreation Lab está com inscrições abertas em Xanxerê. Empreendedores interessados em colocar as ideias no papel podem se inscrever entre os dias 4 de maio e 6 de junho pelo site.

A pré-incubadora está presente na cidade da região Oeste por meio de uma parceria entre o Sebrae e a ACIX – Associação Empresarial de Xanxerê, com apoio do TEIA, projeto de Tecnologia Empreendedorismo e Inovação. A abertura do espaço, que ficará junto do ITEX – Incubadora Tecnológica de Xanxerê, está prevista para o dia 28 de junho e serão selecionados até 15 projetos. Depois, os participantes ganharão suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.

“É a estreia do Cocreation Lab nessa cidade tão importante para o desenvolvimento da região Oeste. Estamos ansiosos para conhecer os projetos e ajudar boas ideias a virarem negócios”, comenta o professor da UFSC Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora Cocreation Lab, considerada o maior programa de pré-incubação do país.

Para o gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, a metodologia busca acelerar projetos e descobrir novos negócios, por meio de uma solução na qual o participante terá a oportunidade de receber mentorias, consultorias técnicas e colocar o projeto no papel. “Ao fim desse processo o participante terá consciência da viabilidade desse novo empreendimento, ou seja, reduz o risco desse negócio iniciar em um ambiente de incertezas. Com o apoio do Cocreation Lab se estabelece a conexão com o mercado, com o modelo de negócio e tudo isso oferece respaldo para que o empreendimento possa se desenvolver”, destaca.

“A parceria ACIX e SEBRAE já vem de longa data, e para o andamento do projeto TEIA, gestado na ACIX, é primordial que seja instalado o Cocreation Lab para dar fluxo e movimentar o ITEX, Incubadora Tecnológica de Xanxerê. O apoio de todas as  entidades que fazem parte do TEIA, é de fundamental importância para a movimentação das ações, será um marco inicial rumo a criação  do ecossistema de Xanxerê”, diz Irene Sá Affolter, presidente da ACIX.

Cocreation Lab ultrapassou fronteira de SC em 2021

A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, Sebrae, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.

Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação seriam criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel. A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições já estão abertas.