ACIX recepciona governador de SC em encontro com empresários

O Presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi e o Prefeito Oscar Martarello, recepcionaram na tarde de ontem (18), o Governador de SC, Jorginho Mello, em agenda que reuniu um público de 150 participantes, entre empresários e autoridades de Xanxerê e região.

O encontro organizado pelo Estado, em conjunto com a ACIX, foi realizado no auditório da Unoesc e visou aproximar o governo do Estado a classe empresarial, apresentando os programas do Estado que estão em andamento e são voltados a classe empresarial.

Segundo dados apresentados pelo Estado, SC possui 55 mil industrias e 18 mil empresas de tecnologia e é destaque na produção de uma série de produtos, entre eles, primeiro em produção de carne suína. O programa A Nova Economia Catarinense, tem foco em quatro pilares, capital físico, humano, inovação e ambiente de negócios e durante a reunião foram apresentados as possibilidades de fontes de financiamentos e programas de inovação voltados a área empresarial, ainda, foi destaque o Programa Estrada Boa. O Secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, informou que somente para a região Oeste, estão previstos investimentos de R$113 milhões em conservação de Scs e R$1,2 bilhões em restauração e implantação de rodovias. Grando ressaltou ainda que já estão previstos investimentos de R$350 milhões na SC-283.

Encontro ressaltou ainda o lançamento do programa Universidade Gratuita, desenvolvido em conjunto com a Acafe em que universitários tem acesso ao ensino superior de forma gratuita, com contrapartida em horas semanais de prestação de serviço. A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) é quem vem capitaneando o circuito do projeto. A expectativa é atender mais de 71 mil estudantes em universidades públicas e filantrópicas.

Jorginho destacou ainda sobre os investimentos em portos, aeroportos e pontuou como destaque a linha aérea direta de Florianópolis para o Panamá, ponto principal de ligação com as Américas e que passará a funcionar em 25 de junho com voos semanais.

O presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi, expressou gratidão ao governo do estado pelo compromisso na recuperação das Rodovias SC-283, SC-155 e SC-480. Além disso, agradeceu pela parceria com o município de Xanxerê na construção do túnel de drenagem do Rio Xanxerê, obra que trará segurança e tranquilidade à população e empresários da região.