Após movimentações DNIT dá encaminhamento a pedido de recuperação da BR-282

ACIX e Associações regionais entregam moção de apelo pela recuperação

A Associação Empresarial de Xanxerê, ACIX, tem dentro da sua missão o desenvolvimento socioeconômico do município e região e dentro deste contexto vem trabalhando fortemente, juntamente com demais Associações da região, na busca de uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo empresariado em relação as condições da BR-282. Neste momento, principalmente voltada a recuperação do trecho regional, entre Ponte Serrada e Irani.

Unindo forças as três regionais da Facisc do Grande Oeste, foi elaborado uma Moção de Apelo pela recuperação da BR-282, essa foi apresentada durante a o evento de Apresentação do Estudo de Viabilidade da Ferroeste, em Pinhalzinho.

Assinada pelo vice-presidente Regional Oeste Facisc, Milvo Zancanaro, a Moção traz o alerta sobre a situação do tráfego na via e destaca sua importância, já que é essencial para o escoamento da vasta produção agroindustrial do Oeste de Santa Catarina aos portos e aos grandes centros brasileiros de consumo.

O documento foi entregue ao Governador Carlos Moises, encaminhado ao DNIT e autoridades políticas, pedido uma resolução. A ACIX participou de diversas reuniões, inclusive de movimentos promovidos por vereadores de Xanxerê e região e após pressão regional o DNIT se posicionou nesta semana informando que dia 13 de julho será licitado o contrato de restauração do pavimento da BR-282/SC, entre Vargem Bonita e Chapecó, que inclui este segmento entre Irani e Ponte Serrada.

A obra abrange uma extensão de 115,3 km da BR-282/SC, contemplando todo o trecho entre o km 420 (Vargem Bonita) ao km 535,3 (acesso a Chapecó), com início pelo segmento da rodovia em Ponte Serrada.

Segundo retorno do DNIT, será realizada a recuperação total da pista, com retirada do asfalto antigo e aplicação de uma nova camada asfáltica, além da restauração de estruturas de drenagem, nova sinalização horizontal, reforço na base, entre outros serviços. O contrato terá duração de três anos e conta com R$ 60 milhões de investimento.

Presidente da ACIX, Irene Sá, destaca que a Associação sempre está à frente de movimentos que envolvem a defesa do empresariado e a questão da BR-282 é prioridade.

“Nós da ACIX, defendemos sempre o empresariado e focamos no seu desenvolvimento e a recuperação da BR-282 é essencial para a nossa região. Ainda estamos defendendo sua duplicação, mas como a pauta é complexa, buscávamos uma resposta rápida do DNIT. Além dos prejuízos que o empresariado enfrenta, passando pelo trecho, ainda se tem a ameaça à vida, o que não podemos admitir. A movimentação e a união de todos os envolvidos, deu resultado e agora seguimos acompanhando para que o compromisso, seja cumprido”, destaca.

Compartilhe