A Associação Empresarial de Xanxerê – Acix, comunica que, seguindo as determinações da Matriz de Risco do Coronavírus, está adiando todos os eventos que seriam realizados durante este mês de novembro, novas datas serão informadas posteriormente.
As medidas mais restritivas, de higiene e distanciamento social, são fundamentais, mas é de máxima importância que cada cidadão faça valer de sua responsabilidade, evitando o agravamento de casos e um novo lockdown.
Conheça na íntegra as informações repassadas pela Prefeitura Municipal de Xanxerê:
O Governo do Estado de Santa Catarina atualizou na semana passada a Matriz de Risco Potencial do Coronavírus no estado. Pelo novo mapa, o município de Xanxerê passou do nível grave para gravíssimo, representado pela cor vermelha. Nesta segunda-feira (16) a Comissão de Resposta ao Coronavírus esteve reunida no gabinete do prefeito para avaliar a situação do município.
De acordo com a comissão, não há previsão de fechamento dos estabelecimentos comerciais, mas a orientação é de que devem ser seguidas as portarias e decretos vigentes quanto as restrições, bem como quanto ao uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social.
Além disso, a comissão decidiu pela retomada das ações da força-tarefa no próximo final de semana. A força-tarefa foi criada no município de Xanxerê ainda no mês de março pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Assistência Social e Conselho Tutelar, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
ALTERAÇÕES
Pela Matriz de Risco do Coronavírus, atividades que estavam liberadas passam a funcionar com mais restrições quanto à capacidade de lotação dos espaços e outras ficam suspensas. É o caso dos templos religiosos, cuja capacidade de lotação máxima pelo novo mapa é de 30%, de acordo com a portaria SES nº 736/2020. Eventos sociais como casamentos, formaturas, confraternizações, festas infantis passam a estar proibidos conforme a portaria SES nº 821/2020, assim como congressos, palestras e seminários seguindo a portaria SES nº 830/2020.
Bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias, lanchonetes e confeitarias podem funcionar seguindo o protocolo sanitário específico da portaria nº 256/2020. Cursos livres devem seguir protocolo sanitário específico da portaria nº 352/2020.
O Governo do Estado divulgou ainda um alerta sobre a alta taxa de ocupação de leitos de UTI no estado. Xanxerê, de acordo com o boletim divulgado pelo Hospital Regional São Paulo nesta segunda-feira (16) está com 100% dos leitos de UTI ocupados.
Fonte: https://www.xanxere.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/4504/codNoticia/638167

Reuniao COVID