Conheça Irene Sá Affolter, professora empresária e presidente da ACIX

Presidente da ACIX, Irene Sá Affolter, fecha essa série de entrevistas sobre associativismo, com os diretores da ACIX.

Irene Aparecida e Sá Affolter, trabalha desde seus 16 anos, quando foi secretária auxiliar, no Colégio La Salle. É graduada e pós-graduada em Letras – Português/Inglês e Espanhol e atuou como professora concursada na rede estadual de ensino. Foi durante este período, que não satisfeita somente com a sala de aula, resolveu empreender, abrindo sua Escola de Idiomas FISK, hoje, Centro de Ensino FISK que já completa 33 anos de fundação e está em constante expansão. Dirigida por Irene e seu filho Pedro Paulo, a empresa hoje conta com uma equipe de 17 colaboradores.

Paralelo às suas atividades de empresária, passou também à carreira universitária, fazendo parte da equipe de docência da UNOESC, onde, por 20 anos atuou como professora de inglês nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Letras/Inglês-Espanhol.

Em 2009, assumiu a coordenação das Relações Internacionais do campus de Xanxerê. Neste mesmo ano, foi convidada pelo diretor da CAEP Brasil, a tornar-se agente CAEP Regional, oportunizando o intercâmbio de muitos jovens na área da agricultura.

Organizou e acompanhou ao exterior, vários grupos de alunos da FISK. Fez cursos de inglês e BUSINESS em vários países, cursou Estratégias e Marketing para Países em Desenvolvimento na 4ª maior universidade de Pequim, China, através de bolsa da USP. Cursou ainda, o renomado curso internacional TESOL na Mississipi College USA.

Em novembro de 2019, liderou um grupo de empresários à Califórnia, na Missão Vale do Silício UNOESC.

Irene sempre valorizou o voluntariado. Participou por dez anos consecutivos da diretoria do Clube Cultural e Recreativo Xanxereense, como diretora social. Há 18 anos faz parte da Associação da Casa da Amizade (ASR), há um ano e meio tornou-se uma cidadã internacional através do Rotary, por entender que o voluntariado e o associativismo fazem toda a diferença na vida pessoal e profissional de um cidadão.

“Sempre entendi, que não basta ter a sua empresa, é primordial que para o crescimento e a visibilidade da mesma, que você participe das associações, até por que, é um dever, dar a nossa contrapartida, atuando voluntariamente para o crescimento da nossa cidade e da sociedade, também”, comenta.

Sua relação com a ACIX vem desde os primeiros anos da sua empresa. Associada ACIX há 31 anos, Irene foi por 12 anos diretora político/social, foi cofundadora do Núcleo das Mulheres Empresárias (NME), sendo a primeira coordenadora deste núcleo em 2018

“Era um sonho antigo meu, abrir este núcleo, pois há anos atrás já havia participado da Câmara da Mulher Empresária, que deixou de existir; então se fazia necessário uma nova movimentação, por entender o empoderamento feminino no empreendedorismo, bem como a liderança da mulher nas corporações e na política, tendo a total ciência, de que esta mulher precisa do associativismo para se fortalecer, se capacitar e se preparar para assumir o posto que ela quiser.”

Em 2020, Irene assumiu o cargo de vice-presidente regional do Conselho da Mulher Empresária de SC (CEME)-FACISC, que atende cinco municípios do Oeste.

Neste mesmo ano, recebeu o convite do então presidente da ACIX, Neimar Colpani, a se candidatar para a presidência da ACIX – gestão 2021/2022.

“A princípio, devido a agenda lotada, não aceitei, mas na sequência dos convites lembrei que “o verdadeiro líder não foge, ele enfrenta!”, e resolvi enfrentar o desafio, em nome das mulheres, que junto com os homens desta sociedade, farão a diferença, buscando o equilíbrio que o mundo tanto precisa”.

Irene se considera apaixonada pelo associativismo, e em especial pela ACIX e reforça a importância da entidade para o crescimento municipal e regional.

“Aproveito para convidar os empresários e profissionais liberais, que se juntem a nós. Com certeza, suas vidas profissionais e pessoais, não serão mais as mesmas, a partir do momento que você sai da sua zona de conforto e confronta-se com o novo, você abre portas, amplia seus horizontes, aumenta a sua rede de contatos, cresce profissionalmente, melhora como ser humano. Permita mudanças à sua vida. Associe-se! “, finaliza.