Empretec desperta potencialidades de empreendedores de Xanxerê

Uma semana intensa e transformada! Assim será para os 20 participantes do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), que acontece no Auditório da Associação das Entidades Empresariais (AEEX), em Xanxerê, no oeste catarinense. Até sábado (24) eles participarão de uma imersão de muito aprendizado e atividades práticas, cientificamente fundamentadas. A iniciativa é do Sebrae/SC, da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Há dez anos empreendendo, Gilmara Julio Cavagnoli, de 45 anos de idade, atua na área de comércio de colchões e acessórios e se inscreveu no Empretec motivada pela irmã, que tem ampla experiência no comércio. “Ela sempre falou com entusiasmo sobre o programa e as contribuições dele em sua carreira, me motivando a fazê-lo se tivesse a oportunidade. Além desse incentivo, sempre gostei de iniciar novas etapas e de buscar novidades”, comentou. O administrador Luã Balin, de 30 anos de idade, trabalha há três anos em uma empresa do ramo de piscinas. Ele conheceu o programa por meio de uma palestra de sensibilização, realizada no município em junho, que abordou sobre empreendedorismo. “Pela metodologia, que prioriza atividades práticas e inspira a pensar fora da caixa, fiquei interessado. Minha intenção é aplicar os conhecimentos onde trabalho com melhoria da gestão e também em minha vida pessoal”, antecipou. EMPRETECA metodologia é da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca conhecer os padrões de comportamento de sucesso, identificar e fortalecer essas características e aumentar os resultados empresariais. As atividades do Seminário do Empretec são conduzidas pelos facilitadores Jaime Folle e Olavo de Geroni Júnior. Para a presidente da ACIX, Irene Sá Affolter, a semana será frutífera e de transformação. “A imersão contribuirá para que os profissionais saiam do Seminário com ideias incríveis de novos negócios e com sugestões para melhorar as empresas. É o início de uma jornada de sucesso”, analisou. Segundo a diretora secretária da CDL de Xanxerê, Jocelaine Rufatto, participar do Empretec representou uma virada de chave em sua vida. “O programa contribui tanto para a vida profissional quanto pessoal. A orientação aos participantes é mergulhar e aproveitar o máximo que puderem”, ressaltou ao comentar que praticamente todos os integrantes de sua família são Empretecos. O gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, destacou que para participar é necessário foco, concentração, tranquilidade e muita energia. “Será uma semana intensa e ao mesmo tempo transformadora. Xanxerê é um dos municípios que mais cresce na região oeste e tem um potencial enorme para muito mais. Ter o Empretec na cidade reforça as potencialidades do município por meio do empreendedorismo, é um estimulador importante para crescimento e geração de renda. Lembrem-se de que o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos todos os dias, ou seja, a constância proporciona resultados”, motivou.