Com presença de grandes nomes do cenário nacional, foi aberta oficialmente nesta manhã de quarta-feira (16), a FAEX ENERGY, primeira feira de energias renováveis do Oeste de Santa Catarina. Promovida pela ACIX, a feira setorial pretende projetar Xanxerê como polo de energias para toda América do Sul.

Mais de 30 expositores estão apresentando seus produtos, serviços e soluções contribuindo para o fomento do setor energético brasileiro.

A cerimônia de abertura contou com a participação da presidente da ACIX e da FAEX ENERGY, Irene Sá Affolter, do presidente interino da FACISC, Elson Otto, Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello e do Superintendente da Aneel, Alessandro D’Afonseca Cantarino.

Prefeito Oscar em seu discurso parabenizou a Associação, pela coragem e iniciativa de realizar a feira na cidade, mostrando ao Brasil, o potencial do município.

Presidente Irene realizou um agradecimento especial a todos que acreditaram na realização da feira que em sua primeira edição já apresentou um grande resultado, com ampla participação de inscritos e 100% dos espaços comercializados. Destacou ainda agradecimento à toda equipe envolvida, palestrantes, patrocinadores, diretoria da Entidade e comissões que se doaram para o sucesso da feira.

“Hoje minha fala é de agradecimento. Chegou o dia, depois de exatamente um ano de trabalho, hoje concretizamos a FAEX ENERGY. É um dia muito especial e que marcará a história de Xanxerê e região. Hoje levamos o nome de Xanxerê, como polo de energias renováveis para todo Brasil”, destacou. 

Abrindo o 1º Congresso de Energias Renováveis e Eficiência Energética, o Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos e Diretor da ANEEL, Hélvio Neves Guerra apresentou ao grande público, as oportunidades encontradas na geração de energia renovável.

Hélvio é Engenheiro Eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI, Mestre em Engenharia Elétrica também pela EFEI e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp.

Na sequência, o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina – APESC , Gerson Pedro Berti, abordou em sua palestra sobre o trabalho da APESC no desenvolvimento do parque gerador Catarinense.

Gerson também é vice-presidente do Sindicato da Indústria da Energia do Estado de Santa Catarina – SINDINERG/SC e Relações com Investidores da Celesc S/A Holding.

Bacharel em Direito, Administração e Especialista em Auditoria.

 A programação do dia inclui ainda:

  • 13h30: Palestra Geração Distribuída de Energia e Geração de Energia no ACL: Mudanças Regulatórias, Riscos e Oportunidades com Lucas Cortez Pimentel
  • 14h30: Palestra Linhas de financiamento para energias renováveis e eficiência energética com Felipe Castro do Couto
  • 15h30 às 16h – Intervalo com coffee break
  • 16h: Palestra Desafios da Expansão do Setor Elétrico com Reive Barros dos Santos
  • 17h: Palestra Maturação do mercado consumidor de Geração Distribuída e o que esperar do novo marco regulatório (PL 5829) com Roberto Correa
  • 18h – Encerramento da feira
  • 18h às 19h – Happy Hour