​Os empresários xanxerenses que foram atingidos pelo tornado são atendidos na dependência da Acix todas as quartas-feiras por representantes do Badesc. A boa notícia divulgada pelo presidente da entidade, Oscar Martarello, é que o financiamento a juro zero já pode ser efetuado. O anúncio da liberação de R$ 10 milhões aos empresários foi feito pelo governador Raimundo Colombo, ainda no dia 30 de maio.

O empresário poderá financiar até R$ 250 mil, com subsídio a juro zero, com 12 meses de carência para pagar e o empréstimo poderá ser parcelado em até 36 meses. Conforme Oscar, cerca de 90 empresas já foram atendidas pelo Badesc, tendo 53 diretamente atingidas e que aguardam a aprovação do cadastro para liberação do recurso.

– A partir dessa semana o atendimento do Badesc continua nas quartas-feiras, porém o prazo limite para aprovação do cadastro é até 24 de setembro, então as empresas devem procurar os atendimentos uns 30 dias antes. Temos ainda pouco mais de 20 empresas que foram atingidas diretamente e que não fizeram contato, porém ainda tem tempo hábil – explica o presidente da Acix.

É necessário ainda para aprovação do cadastro que o empresário esteja com a documentação em dia, sem estar inadimplente ou com algum problema. Apesar da burocracia ser menos árdua por conta do sinistro, é necessário ter garantias reais para que o empresário consiga o financiamento. Para receber atendimento do Badesc na sala da Acix é necessário agendar junto com a entidade através do telefone 3433-0420.

O prefeito, que está em Florianópolis, também confirmou com o presidente do Badesc a liberação do recurso. Em Xanxerê, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil e Assistência Social, vão acompanhar o processo.

Fonte: www.tudosobrexanxere.com.br