Líderes Empresariais se Reúnem com Ministro dos Transportes para Discutir Infraestrutura Viária

Nesta segunda-feira, 3 de junho, os líderes empresariais Romeu Roque Meneguzzi, Presidente da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), e Vilson Piccoli, Vice-Presidente Regional Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), participaram de uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro, promovido pela FACISC, teve como objetivo discutir questões cruciais para o desenvolvimento da infraestrutura viária na região Oeste catarinense.

Entre os temas abordados, destacou-se a urgência da duplicação da BR-282 e a necessidade premente de revitalização das rodovias locais. Meneguzzi e Piccoli sublinharam a importância dessas iniciativas para o crescimento econômico sustentável da região. Enfatizaram ainda a relevância da parceria entre o setor privado e o governo na busca por soluções que promovam a competitividade e a conectividade logística.

A FACISC também ressaltou a necessidade de atenção especial para outras rodovias federais, como a BR-470, BR-280, BR-285, BR-163, BR-153 e BR-158, cuja revitalização e conclusão das obras são essenciais para garantir a fluidez do tráfego e promover o desenvolvimento econômico regional. O estado crítico de conservação dessas vias representa um desafio logístico significativo, afetando o fluxo de mercadorias e a segurança dos motoristas.

A situação das rodovias, como a BR-282 entre Chapecó e Maravilha, e a BR-158 até a divisa com o Rio Grande do Sul, foi um dos pontos de maior preocupação. A duplicação da BR-282 foi identificada como uma das principais necessidades, crucial para o escoamento da produção local e para a segurança viária. Além disso, a revitalização urgente da BR-153, especialmente no trecho após o Trevo do Irani em direção ao Paraná, também foi destacada.

No encontro, foi assinada a ordem de serviço para as obras de revitalização das BRS 480, 158 e 282 (entre Chapecó e Maravilha), representando um avanço significativo nas iniciativas de melhoria da infraestrutura viária na região.

Esse encontro representa mais um passo importante na busca por melhorias infraestruturais que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Oeste catarinense, reforçando o papel ativo das entidades empresariais na construção de um futuro mais próspero e sustentável para a região. A FACISC espera que, com a atenção às demandas apresentadas, seja possível garantir melhores condições de infraestrutura viária, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos catarinenses.