Mais de 10 mil negócios foram impactados por ações no Mês dos Núcleos

Criado para promover a aceleração dos negócios catarinenses, o Mês dos Núcleos do Programa Empreender da Facisc foi concluído em agosto com um saldo final positivo de empresas nucleadas que foram atendidas pela ação. Foram ao todo 10.328 empresas e um público de mais de 37.500 em 77 cidades participantes.

Entre as cidades que se destacaram no volume de ações ao longo do mês estão: Lages, Jaraguá do Sul, Itajaí e Caçador.

As regionais que mais se destacaram foram: Meio Oeste, com 62 ações, Oeste e Noroeste, com 52 e Alto Vale e Serra, com 50 ações.

Foram 372 ações realizadas em 30 dias, sendo em média 12 atividades por dia no mês de agosto, com destaque para palestras, rodadas de negócios, feiras empresariais e visitas técnicas

Os núcleos de jovens e de mulheres foram responsáveis por promover no total 122 ações dentre as 372 ações que aconteceram ao longo do mês.
“Os números refletem a dedicação e o comprometimento de todo o Sistema Facisc com os nucleados visando impulsionar os negócios e fortalecer o associativismo. Independente de ser micro ou pequena empresa sempre estaremos voltados para o fortalecimento e o crescimento dos nossos associados. Tenho certeza de que o resultado positivo virá para cada vez mais fortalecer e promover a sustentabilidade e o desenvolvimento dos nossos empresários”, destaca o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

“Ao longo desses trinta anos o Programa Empreender vem se solidificando nas Associações e os núcleos atingiram uma maturidade excelente que permite alavancar a economia catarinense. Hoje nós temos investidos mais de cinco milhões na economia, é o investimento feito na ponta, na associação, no nucleado, no empresariado, colocando Santa Catarina como destaque. Tudo isso graças ao trabalho dos nossos consultores regionais e locais do programa”, complementa o diretor do Programa Empreender, Allan Edgar Kreutz.

Confira os resultados de algumas ações:

Na Associação Empresarial de Maravilha foi realizado um evento pensado especialmente para os nucleados. O encontro nomeado “Colortrend” recebeu participantes dos 14 núcleos da associação e aconteceu em formato de rodada de negócios, um método pensado para possibilitar momentos para gerar negócios e conexões, em um modelo bem informal, onde as trocas acontecem de forma natural e os nucleados tivessem a oportunidade de se conectar com participantes dos mais diversos núcleos.  Além disso, a proposta era de que cada cor representasse um núcleo e isso refletisse na “cor” que eles trazem para a entidade no dia a dia. Ao nal foi servido um coffee para que todos pudessem continuar o networking de forma leve e descontraída. Conforme a consultora dos grupos, Jéssica Preuss, o objetivo foi comemorar os 25 anos de existência do Empreender em Maravilha. “Tudo começou em 1998 com o Núcleo do Vestuário e hoje contamos com um número alto de empresas envolvidas por um propósito maior, o associativismo”, disse ela.

Em Timbó, uma Rodada de Negócios modelo SEBRAE foi realizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores. Na oportunidade, mais de 50 participantes puderam falar dos seus serviços e negócios em várias mesas distintas durante oito pitchs de negócios.

As rodadas têm como objetivo fomentar o empreendedorismo e fazer conexões entre os participantes, que já saem com orçamentos, vendas e prospecções de negócios engatilhados.

O evento aconteceu na própria ACIMVI e foi a primeira edição de 2023. Como todos os movimentos do Núcleo de Jovens, esse é mais um que busca edificar o empreendedorismo e fortalecer relações saudáveis dentro do associativismo.

Gisela Barques, coordenadora do núcleo de artesanato da ACIMVI de Timbó relata que foi uma noite maravilhosa. “Foi um privilégio participarmos da sessão de negócios. Tivemos a oportunidade de divulgarmos o nosso núcleo, a nossa loja e falar um pouquinho de todas as artesãs e o que elas produzem”, relatou.

Engenheira ambiental da I 9 Solutiva Consultoria Ambiental de Timbó, Eleine Ramos Busch participou da rodada de negócios e conseguiu captar contatos de parceiros futuros e também um fornecedor de projetos de estação de tratamento de efluentes. “É uma demanda que gerou um orçamento para um cliente meu. Então mesmo sendo muito específica a minha área de atuação, pude ter excelentes oportunidades”, declarou.

Empresária da Gracie Doceria, Anna Victoria Germer faz parte do Núcleo de alimentos e bebidas e do núcleo das mulheres empresárias de Timbó e também participou do evento. “Gostei bastante da rodada de negociações. Foi muito interessante participar, poder conhecer outras empresas e também conhecerem o nosso trabalho”, relatou.

Gerente comercial do Sicoob Maxicrédito de Timbó, Fernando Reinert Micheluzzi faz parte do Núcleo de Jovens Empreendedores desde o início do ano e também avaliou como positiva a participação no evento. Tivemos uma boa visibilidade e nossos objetivos foram alcançados. Pudemos expor de uma forma rápida e clara as nossas soluções, os nossos benefícios para as empresas e pessoas físicas também. Então a nossa expectativa e objetivos foram alcançados. Agora vamos estreitar o relacionamento com os demais que estavam participando também”, declarou.

Fonte FACISC