Nossos líderes: entrevista com Irene Sá Affolter

“Eu desejava mais envolvimento da minha empresa com o todo e o associativismo me abriu as portas para isso”, com essa frase Irene Sá Affolter resume a sua motivação em participar do Sistema associativista catarinense há mais de 30 anos. Confira a seguir a entrevista com esta apaixonada pelo associativismo, proprietária da escola de idiomas FISK e atual presidente da Associação Empresarial de Xanxerê.

FACISC – Como começou sua trajetória no associativismo?
Irene –Desde o meu início como empresária, entendi que além de ser empreendedora e ter sucesso financeiro, precisamos ultrapassar as fronteiras, fazer parte do movimento da cidade, sair das quatro paredes do escritório ou do limite da empresa.
Eu desejava mais envolvimento da minha empresa com o todo e o associativismo me abriu as portas para isso.

FACISC – O que o motiva a seguir no associativismo?

Irene – O associativismo abre portas em todos os sentidos, tanto para o aspecto pessoal, quanto o profissional , mas principalmente para os negócios. Aprendo muito e também compartilho minhas experiências que muitas vezes ajudam outros colegas empresários.
O associativismo traz crescimento em todas as áreas. Só depende do quanto você se entrega, ou seja, do quanto se sente pertencente ao processo.
No associativismo todos crescem e a prova disso são os núcleos setoriais, onde empresários do mesmo segmento, se ajudam e crescem sem se importar com a concorrência e isso é salutar e muito produtivo, pois estabelece as relações humanas num campo evolutivo.

FACISC – Quais as suas principais participações e realizações em projetos relacionados ao associativismo?
Irene – Estive como diretora da ACIX por 10 anos e realizamos várias ações importantes neste período. Em 2020 fui convidada para assumir a gestão 2021/2022 e está sendo um
grande desafio. No ano que passou participamos no início da gestão, juntamente com o empresariado local, de um grande movimento financeiro para o combate à COVID19!
Realizamos junho com a CDL duas turmas do EMPRETEC, trouxemos junto com o SEBRAE o CoCREATION LAB, que resultou em nove novas empresas em Xanxerê, fundamos o núcleo de Energias Renováveis e iniciamos a organização da nossa FAEX Energy, feira de energias renováveis que foi realizada recentemente nos dias 16 a 18/02, depois de um ano de muitas reuniões e trabalho e realizamos con grande êxito , muito além das expectativas. Dialogamos com as ACIs vizinhas e nos reunimos com o intuito de promover movimentos pelas melhorias da BR 282 e a vinda da Ferroeste. Também estou como vice-presidente regional do CEME- Conselho Estadual da Mulher Empresária de SC e faço movimentos com as empreendedoras do estado e principalmente da regional.Fazemos reuniões, encontros para fortalecimento e criação de novos núcleos. Participei com o Núcleo da Mulher Empresária local do PAN- Plano de Aceleração de Núcleos e também tivemos multiplicadoras realizando o GE – Geração Empreendedora em nossa cidade. Nossa nesta sempre é atender muito bem o nosso associado , levando a eles todas as soluções da ACIX /FACISC, além de oportunizar novos movimentos setoriais e multisetoriais a exemplo da nossa EXPOFEMI que acontecerá agora de 30/04 a 08/05 em nossa cidade e a ACIX é super atuante na organização deste grande evento bienal .

FACISC – O que diria para um empresário que ainda não é ligado a uma associação empresarial?

Irene – Diria que está perdendo tempo. Tempo de evoluir como cidadão, de mostrar sua empresa para o mercado, de contribuir com seus conhecimentos para outros e receber informações e muita ajuda também. É uma via de mão dupla. Você doa, mas também recebe! No associativismo todos saímos ganhando!

FACISC – Que conselho deixaria para as futuras gerações?

Irene – Unam-se! Cooperem! Passem seus conhecimentos adiante! Não tenha medo de alguém copiar a sua ideia. Se copiou é porque ela é ótima . Deixe o seu legado! Sucesso de verdade vem junto com o voluntariado. Um ser fechado, vive sozinho e morre sem ser lembrado, ( claro que é uma escolha , livre arbítrio), mas um ser participativo deixa seu legado e se despede deste plano sabendo que além de ter sucesso na vida pessoal , na sua empresa como um excelente gestor, ainda terá a grata satisfação de ter contribuído doando o seu tempo para o crescimento e desenvolvimento da sua cidade, estado, país, sabendo que fez a sua parte por uma humanidade melhor.
REPOST: FACISC