​Xanxerê/SC – O Núcleo de Centro de Formação de Condutores da ASSOCIAÇÂO EMPRESARIAL DE XANXERÊ – ACIX realizou, em 11 de outubro, palestra para os proprietários e instrutores que trabalham nas CFCs com o objetivo de orientar para a manutenção preventiva nos veículos das autoescolas. A palestra aconteceu no auditório da ACIX e foi ministrada pelo Técnico em Mecânica Automotiva e Professor do SENAI, Sr. Gilberto Rocha.

Estiveram presentes instrutores de vários CFCs dos municípios de Ponte Serrada, Xanxerê, Xaxim, Chapecó, Ipuaçu, São Domingos e São Lourenço do Oeste. Este evento foi teórico, mas já foi definida, para os próximos dias, a parte prática em uma oficina mecânica, onde os mesmos poderão ver, in loco, a maneira de colocar na prática o que foi visto apenas em vídeos e fotos.

Gilberto comentou que “o simples ato de conferir alguns itens do veículo diariamente eleva a vida útil do mesmo e o instrutor pode fazer esta checagem evitando aumento do consumo de combustível e quebras em peças do veículo”.

O coordenador do núcleo e proprietário da CFC de  Xaxim, Valdemar Brunetto, comentou a importância da realização de eventos desta natureza, pois o conhecimento pode ser aplicado tanto nos veículos dos CFCs, quanto nos veículos particulares dos instrutores.

Valdemir Zancanaro, Instrutor teórico do CFC EFAPI, de Chapecó, destacou o aproveitamento da palestra, pois foram tiradas várias dúvidas sobre a mecânica preventiva. No dia a dia, circulando com o carro acaba não percebendo o quanto é importante verificar e fazer a manutenção. Salienta também a percepção obtida quanto à prevenção se torna mais econômica, mais barata do que a própria manutenção que vem acontecendo no caso de estourar o motor ou vários outros problemas que podem acontecer pela falta da prevenção.