​Na tarde de quarta-feira (22), o Núcleo de Postos de Combustíveis da ACIX esteve reunido no Auditório da AEEX para debater sobre a foi a Norma Regulamentadora Nº 20 do Ministério do Trabalho.

A NR-20, como é conhecida, regulamenta a “Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”.

A reunião foi conduzida por Francisco Alberto Camargo, proprietário da empresa Camargo Engenharia Construções e Incorporações, e pelo Sr. Robson de Souza, atual presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina – SINDIPETRO.

Além dos empresários que fazem parte do Núcleo de Postos de Combustíveis, estiveram presentes proprietários de postos de combustíveis de municípios vizinhos, revendedores, o representante da empresa BIOBRAZ Gestão Ambiental & Planejamento Urbano e o assessor da empresa Latina Distribuidora de Petróleo, Sr. Márcio.

Sobre a NR-20

Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece requisitos mínimos para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A NR-20 foi publicada em Março/2012 e dava o prazo de 18 meses para os estabelecimentos fazerem a sua implantação.

Essa Norma Regulamentadora se aplica às atividades de:

a)

extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação;

b) extração, produção, armazenamento, transferência e manuseio de líquidos combustíveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.