Participantes da FAEX ENERGY conhecem formas de energia renovável através de tour guiado

Fechando a programação da FAEX ENERGY, na sexta-feira à tarde, estudantes, inscritos, expositores e empresários participaram de um tour guiado pela diretora de turismo do município de Xanxerê, Elisiane Menegolla e o coordenador da Comissão de Turismo e Hotelaria da FAEX, Bruno Poyer, por empresas locais, nas áreas de energia hidráulica, biomassa e solar.

Um micro-ônibus saiu da Casa do Chef e levou os participantes inicialmente até a empresa Hacker Industrial, onde foram recepcionados pelo Engenheiro Nelson Spindeldr. Foram apresentadas as dependências da empresa, os setores de montagem de geradores, turbinas, torno e usinagem, com tira dúvidas sobre os processos de fabricação das peças voltadas à energia hidráulica.

Após conhecerem as peças, os participantes seguiram para ver o funcionamento de uma Pequena Central Hidrelétrica, a Passo Ferraz, no município de Bom Jesus. Quem apresentou a estrutura foi um dos sócios fundadores, Norimar Fracasso, que teve sua história apresentada pela manhã no congresso.

A PCH está em funcionamento há 11 anos, tem potência instalada de 4,0 MW e é de fio d’água, não tem reservatório. Utiliza a própria calha d’água do Rio Chapecozinho, para gerar energia. Para Cleimar de Souza, a visita foi especial, pois pôde rever um equipamento, o limpa grade, construído pela empresa que trabalha, a ICOM, ainda em funcionamento na PCH.

A propriedade de Rodrigo Bagatini, foi a referência do grupo para conhecer o processo de energia através da biomassa. Rodrigo possui dois barracões de confinamento de gado leiteiro, através do sistema Compost Barn, em que as vacas possuem uma área coberta de descanso revestida com uma cama de serragem. O material retirado das camas, e dejetos das cerca de 500 vacas que hoje estão em ordenha são utilizados para a produção de energia, através de biodigestor. O sistema está instalado há cerca de um ano e meio e hoje cobre 50% do consumo de energia da propriedade. A programação de Rodrigo é aumentar mais um barracão de confinamento e instalar mais um biodigestor para que a fazenda seja 100% atendida com a energia produzida da biomassa.

O tour guiado finalizou nas dependências do Supermercado Gentil, que possui a maior obra fotovoltaica em telhado urbano do Brasil, são 2741 placas gerando energia em uma área de cerca de 7 mil m². A visita foi guiada pelo engenheiro e empresário Guilherme Rech, do Grupo N1, empresa que executa o projeto. O Sistema tem potência instalada de 1,2 Megawatt (MW) e a obra está 85% finalizada.