Se a vida não apresentou possibilidades favoráveis, crie você mesmo elas

Aproveitar as oportunidades que a vida apresenta, mas ir além, criar suas próprias possibilidades. A história de Leandro Parizotto, eleito Empresário do Ano 2022 da ACIX, envolve muita dedicação e ação e sua relação com a área de energia se deu de forma inusitada.

“Nunca imaginei ser o que sou hoje. Fiz quatro vestibulares, passei em economia e medicina. Comecei a cursar economia em Florianópolis, e o curso tinha uma cadeira chamada instituições de direito público-privado. Gostei tanto dessa matéria que liguei pro meu pai e disse que ia fazer vestibular pra direito em Chapecó, e voltaria a morar em Xanxerê”, lembra.

Leandro passou no vestibular, retornou a região e comenta que a intenção da faculdade de Direito era ser Diplomata. Planos mudaram e decidiu que preferia o Ministério Público, já que foi estagiário na Comarca de Xanxerê. Porém, depois de formado, não haviam concursos abertos para a área. Foi quando decidiu começar a advogar e conquistou o primeiro processo, exatamente no setor elétrico.

“Comecei a advogar e peguei o primeiro processo do setor elétrico da vida, da então chamada Hidrelétrica Xanxerê, só que direito de energia não se aprende na faculdade, e isso era em 1999, em que a internet estava iniciando”, conta.

Para driblar a dificuldade e conseguir ampliar seu conhecimento, Leandro lembra que esperava o horário da meia noite para poder utilizar a internet que era discada, de forma mais barata e rápida. Mas não era o suficiente, precisava de mais informações e achou uma forma de contatar fontes importantes sobre a área. Buscava nos livros os contatos das editoras, mandava carta solicitando o contato de autores e se correspondia com eles, para aprender mais sobre o setor elétrico brasileiro.

Nesse período, Leandro participava ativamente da CDL, como assessor jurídico e também na diretoria de comunicação da entidade.

“Após o primeiro processo, vários outros processos da Hidrelétrica Xanxerê foram aparecendo, até que fui contratado pela empresa para fazer o serviço mensal. Anos mais tarde, me chamaram para atuar em SP, quando me mudei para a capital paulista e décadas mais tarde e após muita negociação chegou à proposta de estar a frente do negócio, se transformando hoje na DCELT”, destaca.

Seu desempenho e trabalho foi reconhecido durante o evento da ACIX, que premiou Leandro, como o Empresário do Ano, após votação da classe empresarial.

“Fiquei muito contente por figurar entre os três mais votados. São muitos empresários que estão fazendo a diferença e acabei sendo um dos três, juntamente com Denilso Simionatto e o Alceu Lorenzon. É um aumento da responsabilidade perante minha empresa e diante a sociedade”, pontua.

A inovação e o reconhecimento da equipe são pontos importantes, segundo Leandro para alcançar resultados melhores e uma projeção na sociedade.

“Não adianta com práticas passadas querer que sua empresa chegue até o futuro, tem que sempre inovar. Se é referência entre empresários, quer dizer que está indo no caminho certo. Um líder de verdade não é servido, ele serve. Pois a maior riqueza de uma empresa não é só patrimônio físico, ou a tecnologia, e sim seus colaboradores, eles que fazem a diferença no crescimento de uma empresa”, comenta.

E um dos segredos, para avançar nas ações, para Leandro, é o ato de querer fazer a diferença em qualquer ambiente que esteja. “Você tem que acordar de manhã e dizer, “hoje eu vou fazer a diferença”, e se eu faço diferença a empresa também vai ser diferente e vou me orgulhar da empresa, e de fazer parte dela”, completa.

Para quem está buscando ampliar suas possibilidades e expandir sua visão empreendedora, Leandro deixa uma mensagem:

“Precisamos saber onde queremos chegar. Não tenho sonhos, tenho metas. Porque quem tem sonhos tá dormindo, quem tem metas está acordando, trabalhando para realizá-las. Tem uma música do Grupo Revelação que diz que “Na vida é preciso aprender, Se colhe o bem que plantar, é Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar”. A minha estrela está brilhando agora, daqui a pouco vai ser a sua, mas Deus é quem diz qual é o momento”, finaliza.

A DCELT, Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica, fornece energia para os municípios de Xanxerê, Xaxim, Marema, Lajeado Grande, Ipuaçu, Entre Rios e Bom Jesus.