“Todos os dias da minha vida, que eu pude, eu estive aqui na Simaq”

Conheça a história de empreendedorismo de Denilso Simionato, indicado entre os três empresários mais lembrados de Xanxerê

Um adolescente com espirito empreendedor.  Antes mesmo de completar 18 anos, Denilso Simionato já enfrentou o medo e experimentou o empreendedorismo, ao aceitar um grande desafio, ele e seu irmão Clair contrataram e entregaram três obras de avicultura.

A coragem de empreender seguiu durante sua vida. Natural de Xanxerê, Denilso saiu da casa dos pais para estudar no colégio Agrícola, aos 16 anos, atuou na suinocultura e foi neste cenário que percebeu a oportunidade de negócio, vendo a falta de tecnologia que era utilizada na área.

“Na minha família não tinha nenhum empresário, empreendedor, fui o pioneiro de uma família grande de agricultores. Tenho a felicidade de compartilhar de todos os momentos da Simaq, desde o dia que fundei, junto da minha senhora, e das minhas filhas, que desde os seus 12 anos participam da empresa”, comenta.

Com muito trabalho a empresa foi expandindo, ampliando seu alcance para Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

“A Simaq é o filho que mais me exige. Todos os dias da minha vida, que eu pude, eu estive aqui, indiferente das datas do calendário. Hoje a Simaq vende para quase todos os estados do Brasil e exportamos Equipamentos para suínos vários países da América do Sul” destaca Denilso.

Com muita inovação e visão de mercado a empresa abriu uma filial na Venezuela, operando inicialmente com brasileiros e depois com mão de Obra daquele País, porém devido as condições econômicas e políticas que a Venezuela enfrenta, não foi possível dar continuidade ao negócio.

“Todos os dias foram importantes para nós. Começamos a Simaq para produzir equipamentos de suinocultura  e bem na época da crise da suinocultura. Foi um período de muitas dificuldades, e seguimos”.

Para Denilso, o apoio da equipe é fundamental em qualquer atividade e na empresa esse reconhecimento está sempre presente.

“Sempre tivemos apoio das equipes. A Simaq é uma empresa familiar, tem diretoria, conselho e trata todos da melhor maneira possível, desde equipe a fornecedor. Não fizemos nada sozinhos”.

Aproveitando as oportunidades que o mercado oferece, em 2021 a empresa ampliou sua gama de produtos ofertados. Denilso reviveu seu lado empreendedor aflorado lá na adolescência e aplicou em um novo segmento para a empresa.

“No ano passado percebemos que o mercado estava pedindo algo que não oferecíamos, me lembrei do início, lá de Santa Luzia, minha terra natal, e começamos a fabricar galpões para a agropecuários e industriais. E já estamos comercializando em pouco tempo para vários  estados brasileiros . Também neste ano empreendemos  no comércio de aços especiais para a indústria metalúrgica. Com clientes nos três estados do Sul e Minas Gerais, em seis meses de atuação”.

Na comunidade, Denilso já fez parte da diretoria da Nurtai (Núcleo Regional dos técnicos agrícolas do Alto Irani) como presidente por dois mandatos, neste momento faz parte da diretoria da cooperativa de credito Siccob Credimoc, onde atua diretamente com a comunidade e associados.  Todos os avanços sempre vieram acompanhados da valorização da equipe e o auxilio a comunidade se fez presente na história da Simaq, e se intensificou durante a pandemia. A empresa prestou auxilio com suprimentos (gás, reguladores e máscaras) à Doctor Home, assim como a entrega do Kit de remédios aos funcionários e familiares que aceitavam o tratamento como forma de prevenção à Covid.

Essa proximidade com a comunidade xanxerense e atuação no mercado foram reconhecidas durante o prêmio do Empresário do Ano, com seu nome entre os três empresários mais lembrados.

“Foi uma surpresa e um momento impar, que entre tantos empresários que com certeza tem méritos, fomos lembrados”. Temos um esforço muito direcionado aos princípios e valores e o mundo retribui com a mesma moeda. Eu  via varias pessoas ali com qualidades e fiquei muito feliz. Não me importei em não ser o escolhido, porque meus passos até ali, merecidamente me colocaram ali”.

Denilso tem como referência na vida, sua família e se espelha na história de seu pai.

“Meus pais começaram o casamento, indo morar em uma reserva indígena, criando meus cinco irmãos. Meu pai não tinha nada, teve que construir uma casa de pau a pique em uma reserva indígena pra conseguir criar meus irmãos  e ele tinha um desejo de melhorar de vida e dar melhores condições de vida a sua família  e a comunidade em geral e isso eu também sigo. Agradeço a minha esposa, Doriane e meus filhos que embarram nessa vida comigo e que está sempre ao meu lado”.

Para os empreendedores e a quem deseja empreender, Deniso deixa uma mensagem de força.

“Não tenho problemas, porque problema é quando você não tem alternativas para resolver. Eu tenho desafios e os desafios que te movem a frente”, finaliza.